
O Rio de Janeiro não é a mesma Cidade Maravilhosa do samba, da bossa nova e da “Gal de Ipanema” que conheci quando cheguei a este suposto paraíso tropical nos anos 1970.
Foi por isso que fiquei um pouco surpreendido quando cheguei num táxi Uber – com medo de apanhar um autocarro e temendo ser esmagado no Metro com a minha idade avançada – à Presidente Vargas 62 (perto da Catedral da Candelária) para a inauguração da Agência Mundial de Turismo (OMT) local para a região das Américas e do CARRIBEAN.
Neste mesmo dia, com medo de uma onda de assaltos, eu tinha reativado um velho celular (sem meus dados bancários e outras intimidades importantes) para carregar nas perigosas ruas do Rio de Janeiro.
Também neste dia histórico, 16 de dezembro de 2023, não muito longe (Avenida Presidente Vargas 62, no centro do Rio, perto da Catedral da Candelária), quando abria uma entidade ligada às Nações Unidas para a promoção do turismo no Rio e no Brasil, a polícia tinha detido nas proximidades, algumas horas antes, um grupo potencialmente feroz de assaltantes de bancos.

Quando corri para o prédio, num dia que parecia estar 40ºC ou mais de 100ºC à sombra, um grupo de VIPS, na sua maioria homens, vestidos de fato e gravata, cumprimentavam-se efusivamente.
Enquanto isso, uma mini-escola de samba, uma percussão e um “rei” da escola de samba conduzindo a música cintilante associada à Cidade Maravilhosa nos cumprimentavam.
Entre outras autoridades do grande evento estavam o Ministro da Embratur, Marcelo Freixo e o Ministro do Turismo Celso Sabino.
(Este último havia entrado recentemente no gabinete do Presidente LULA para atender às exigências do partido de oposição, que o Presidente desejava apaziguar).
“A abertura deste escritório marcará um novo momento para o turismo na América do Sul e especialmente para o Brasil, com planos de pessoas qualificadas em turismo, a descoberta e promoção de novos destinos no Brasil e novas rotas turísticas e a busca de novos investimentos para esta região. “
A OMT, como é conhecida, tem sede em Madrid, Espanha, e o seu secretário-geral, Zurab Pololikashvili, veio de avião para o evento.

Com formação em banca e gestão, é originalmente um político georgiano, deputado que assumiu o cargo em 2018, depois de servir a sua nação como embaixador na política, deputado e Andorra.
A Wiki (Google) refere que “Durante o seu mandato, o Secretário-Geral defendeu o turismo como um ator importante na apresentação de soluções sustentáveis para as pessoas, o planeta, a prosperidade e a paz.
Os novos escritórios da entidade têm vista para uma das mais belas vistas do mundo, a Praça XV e o porto do Rio de Janeiro.
Um dos melhores cocktails que este observador já provou foi incluído nestes dias históricos, devorado por jornalistas vorazes, fotógrafos, políticos, sambistas e seguranças.
Para não perder a oportunidade, este observador ficou até ao último copo de vinho.
“Como é que uma entidade ligada às Nações Unidas pode promover o turismo nesta cidade, onde os assaltos e a violência estão a aumentar?” perguntei a um ilustre convidado do evento”.
” Não é só no Rio, mas em todo o mundo que o crime e a violência estão infelizmente a aumentar”, foi a resposta que recebi.
De qualquer forma, boa sorte para essa nova iniciativa.
Enquanto isso, leve um mínimo de gesso, pegue Ubers e deixe seu melhor celular em casa se for visitante – ou morador – da Cidade Maravilhosa, Brasil/Brasil.